Os principais movimentos migratórios são pelo clima do lugar, a economia (melhores condições de vida), entre outros como os grupos etinicos (religiosos).
Existem migrações livres ou espontâneas onde você migra porque quer, ou por um determinado interesse seu. E existem as migrações forçadas onde as pessoas são deslocadas para um outro lugar por interesse de outros grupos, como por exemplo a escravidão africana e a deportação de Judeus, europeus entre outros grupos para as guerras.
A imigração no Brasil começou em 1808, mas as primeiras imigrações aconteceram em 1818, no governo de D. João VI. A maioria das vezes é raro a imigração espontânea, por isso havia um aumento muito grande de imigração quando a mão de obra estava em falta.
No caso do Brasil podemos apontar fatores favoráveis e desfavoráveis:
- Favoráveis: Grande extensão territorial ; Desenvolvimento do café no planalto paulista que passou a exigir um numero muito grande de mão de obra ; Crise econômica na Itália, Alemanha e Espanha, logo cresce o desemprego e automaticamente estimulando o fluxo imigratório.
- Desfavoráveis: Tropicalidade do país; falta de uma politica firma que faça leis rigorosas para que possa haver uma organização adequada;