segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Biologia- Estruturas e funções celulares (part II)



Biologia- Estruturas e funções celulares (part II)

1) Fruto
O fruto é o resultado de um ovário fecundado e desenvolvido. Ele tem como função algumas coisas de extrema importância como:
- Proteger a semente
- Armazenar reservas nutritivas
O fruto é constituído por três partes: epicarpo, mesocarpo e endocarpo.
- Epicarpo: É a parte mais externa do fruto e vem da epiderme do ovário (folha carpelar)
-Mesocarpo: Parte mediana do fruto, originada dos parênquimas que formam a folha carpelar
-Endocarpo: Parede interna da epiderme da folha carpelar.
Existem alguns tipos de fruto  como:
·        Fruto carnoso: - baga: Apresenta o mesocarpo carnoso, o epicarpo formando uma película e o endocarpo carnoso. Geralmente esse tipo apresenta muitas sementes
ex: mamão, goiaba, uva, tomate, pepino, abobora, melancia, pimentão, jiló etc.
- Drupa: Apresenta o mesocarpo carnoso e endocarpo duro, formando o caroço, no interior do qual se encontra uma semente: Ameixa, pêssego, azeitona, coco-da-baía etc.
·        Frutos secos:  - Deiscentes: Vagem ou legume à abre-se através abrem-se através de fendas longitundinais . Ex: leguminosas ( feijão, soja, ervilha, amendoim, fava etc.)
- Indeiscentes: Grão à O pericarpo seco este totalmente aderido a uma única semente. Ex: gramíneas (milho, arroz, trigo, aveia, cevada, alpiste etc.)
Pseudofruto: - Simples: originado de uma flor com apenas um ovário, porem outra parte da flor se desenvolve. No caso da maça e da pera desenvolve-se o receptáculo floral. No caso do caju desenvolvem-se o pedúnculo e o receptáculo floral.
- Múltiplo: Originado de uma flor com muitos ovários. Cada ovário desenvolveu-se em um fruto ex: (morango)
- Composto ou infrutescência: Originado do desenvolvimento e uma inflorescência ex: (abacaxi, figo, jaca etc.)
Origem dos frutos [curiosidade]:
 Fruto simples: originado de uma única flor com apenas um carpelo.
 Fruto múltiplo: originado de vários carpelos da mesma flor.
 Infrutescência: originado de uma inflorescência.
 Pseudofruto: originado de outra parte floral, não do ovário.


2) Semente

A semente representa um ovulo fecundado e desenvolvido à A oosfera fecundada dará origem ao zigoto diploide (2n), que formara o embrião, e o zigoto triploide,(3n) originado da fecundação dos núcleos polares, formara o endosperma secundário ou albúmen.
ESTRUTURA DA SEMENTE

A semente de angiosperma apresenta a seguinte organização:
Tegumento ou casca
Formado pela testa ou tégmen, com função de proteção e disseminação.
Amêndoa
Formada por endosperma secundário ou albúmen: tecido de reserva utilizado na formação do embrião.
As sementes maduras podem apresentar ou não o endosperma. Assim, as gramíneas (milho, arroz, trigo etc.), a semente de mamona apresentam o endosperma, mas a semente de feijão, ervilha, soja etc. não apresentam este tecido, e a reserva fica contida nos cotilédones.

Embrião

Constituído por um eixo embrionário dividido em duas partes: radícula e caulículo. Este divide-se em duas porções: hipocótilo e epicótilo, baseando-se na inserção dos cotilédones. No ápice do caulículo existe uma gema apical chamada gêmula ou plúmula. Nas monocotiledôneas só existe um cotilédone (escutelo) com função na digestão e absorção do endosperma. Nas dicotiledôneas, existem normalmente dois cotilédones, cheios de reservas. Nas gramíneas, o epicótilo é recoberto e protegido por uma espécie de capuz chamado coleóptile, que é considerado uma folha modificada para a proteção do caulículo.

Germinação da semente:
A semente madura quando liberada pela planta, geralmente possui um embrião em estado de dormência, isto é metabolicamente não ativado, ou seja, esta parado ao invés de desenvolver.
As reservas das sementes estão constituídas por lípides, proteínas, carboidratos, incluindo ainda os componentes do citoplasma como ácidos nucleicos, vitaminas, coenzimas, enzimas e sais minerais. Porem isso varia de semente para semente.
Durante a germinação o primeiro fenômeno que ocorre é a absorção de água, e ocorre osmose. A água é a parte principal para a germinação.
A temperatura é um fator muito importante também na germinação das sementes, assim como o teor de oxigênio do meio ambiente. E existem algumas sementes que para a geminação é preciso de luz. 

Nenhum comentário: