segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Expansão e colonização francesa - História


Expansão marítima e colonização Francesa


A França iniciou tardiamente seu processo de expansão marítima e colonização da América, um dos fatos que possa ser considerado esse atraso foi a Guerra dos Cem anos (1337-1453), com isso só conseguia sua expansão na segunda metade do século XV já iniciando o século XVI e também um País em guerra não há muito com o que se investir.
Uma das primeiras expedições aconteceu durante o reinado de Francisco I, quando tentaram ocupar partes do Canadá e da Flórida, mas como já começaram tarde a colonização acabou ficando com partes ruins do continente. Mas eles tinham como principal objetivo dessas navegações encontrarem passagem a noroeste para a Ásia.
As coisas a partir de então começaram a não ficar muito boas, pois a terra que lá estava algumas colônias da França não estava dando lucro quanto ao esperado. Com isso entre os anos 1534 e 1535 a França para e pensa que ela precisa se favorecer de alguma forma. Até que de tanto explorar chega ao litoral brasileiro e começa a contrabandear: Animais, Madeira, Plantas entre outras coisas. E neste mesmo período Jacques Cartier começou a explorar foz do Rio São Lourenço (Nova França).
Com o tempo acaba-se criando alguns conflitos entre França e Inglaterra, pois a Inglaterra era uma grande potencia que esta ali colonizando a America.
Os franceses dominavam o comércio de pele com os indígenas, o que atraía a atenção dos ingleses, pois a presença francesa na região da Louisiana impedia sua expansão para o oeste. Um desses conflitos foi a Guerra dos Sete anos onde a França é derrotada e a Inglaterra toma um pedaço do território  que era dominado pela França. Até que surge o Tratado de Paris onde a França perde o Canadá para a Inglaterra, pequenas Antilhas e leste do Rio Mississippi .






Nenhum comentário: