terça-feira, 20 de novembro de 2012

Indígenas Brasileiros - História


Indígenas Brasileiros

·        Indígena brasileiro:
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, a população aproximada era de cerca de três milhões de pessoas, distribuídas pelo território.
De modo geral, o indígena brasileiro encontrava-se no estagio intermediário do paleolítico superior e o neolítico. Isso significa que eles ainda viviam da caça, da pesca, da coleta vegetal.
Existiam naquela época alguns grupos indígenas principais como:
- Tupo-guarani: A economia desse grupo baseava-se na caça, pesca, coleta vegetal e agricultura rudimentar. Cultivavam milho, batata, feijão e pimentão. Esse grupo era o mais distribuído como mostra o mapa no final. (Curiosidade: eles praticavam a poligamia e sua religião era politeísta.
- Jês ou tapuias: Neste grupo encontramos características semelhantes aos dos tupis: caça, pesca, coleta vegetal e a pratica da agricultura rudimentar. Porem os jês usavam uma maneira digamos mais moderna, pois eles ultilizavam o fogo para assar a carne e transformavam cereais como milho em farinha. Cultivavam: Milho, batata, mandioca, algodão, feijão, banana e laranja.
-  Naruaques: Esse grupo é o mais extenso da América. Sua organização social tinha por base a tribo, liderava um chefe como o cacique.
Praticavam poligamia, casamentos exogâmicos (casamento de diferentes grupos) , politeísmo e a divinização das forças da natureza.
- Caraiba: Sua economia baseava-se na caça, coleta vegetal, pesca e agricultura rudimentar e cultivavam, mandioca, milho e feijão.
Praticavam antropofagia ritual, a poligamia e o politeísmo.



Nenhum comentário: