quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Rococó - História da Arte


Rococó
É um estilo que foi criado na França e foi conhecido pela Europa no século XVIII e popularmente conhecido como um estilo ao contrario do Barroco, pois é um estilo mais leve com tons pasteis.
·       Arquitetura: Durante o Islamismo entre 1700 e 1800 o Rococó foi o meio artístico mais usado após a época do barroco. Nos primeiros anos do século XVIII, o centro artístico da Europa e se transferiu de Roma para Paris.
 Principais Características: - Tons pastéis, a luz nos interiores por meio de varias janelas e com texturas suaves 
 
- A estrutura das construções ganhou leveza e espaço.
Principal Artista: Johann Michael Fischer( 1962-1766)
Responsável por vários edifícios na Baviera. Restaurou varias igrejas, mosteiros e palácios.  
·       Escultura: Na escultura e na pintura da Europa central e oriental, não há uma linha clara para dividir o Barroco e o Rococó. As esculturas tinham como objetivo decorar o interior das ingrejas.
Principais Artistas: Ignaz Gunther (1725-1775) , um dos maiores representantes do estilo rococó na Alemanha.Suas esculturas eram feitas de madeira (anjo da guarda , pietá)
·       Pinturas: No final do reinado de Luís XIV, apareceram as primeiras pinturas rococós sob influência da técnica de Rubens.
Principais Artistas: François Boucher – Expressões ingênuas e maliciosas de suas figuras de deusas e ninfas.
Antoine Watteau- contribuiu para a pintura do século XIX





domingo, 26 de agosto de 2012

Platelminthes


Os platelminthes são vermes que surgiram na Terra.
Esses animais têm corpo achatado e vivem em ambientes aquáticos (oceano, rios, lagos) e também são encontrados em ambientes terrestres úmidos.
Sistema circulatório: Ausente (alimento é passado de uma célula para a outra)
Sistema Excretor: Presente (formado por uma rede de túbulos denominados protonefideos)
Sistema Respiratório: Ausente ( As trocas gasosas são realizadas diretamente com o meio)
Sistema Nervoso: Presente (constituídos por um par de gânglios cerebrais)
Sistema Sensorial: Presente (Através de células fotoreceptoras, conseguem se orientar captantando energia luminosa)
Reprodução: Existem espécie que se reproduzem assexuadamente e outros se reproduzem sexuadamente com desenvolvimento direto e indireto (passando pelo estágio larval)
Principais representantes: Planarias, Tenias e vermes trematóides

Nematelminthes


Nematelminthes são vermes cilíndricos, não segmentados, o tamanho varia muito e se habitam em diferentes lugares.
Esses vermes apresentam simetria bilateral, são triblásticos e pseudocelomados. Além disso, são caracterizados por ausência de cílios e ventosas e pela presença de um tubo digestório completo.
Revestimento: A epiderme inicialmente é uniestratificada e passa a formar uma massa citoplasmática.
Sustentação e locomoção:  O líquido presente no pseudoceloma forma um esqueleto.
Digestão: Apresenta tubo digestório completo , lábios , dentes.
Respiração: As trocas gasosas ocorrem por difusão simples através da epiderme.
Excreção: Formado por dois canais laterais que ligam-se entre si.
Sistema nervoso: Formado por um anel nervoso e os órgãos recebem fribras nervosas que saem dos cordões
Sistema Sensorial: As estruturas sensosorias importantes são os fasmídeos que respondem a glândulas unicelulares com função quimiorreceptora.
Reprodução: São dioicos e apresentam dimorfismo sexual.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Contrarreforma

A contrarreforma de modo geral, foram as medidas tomadas pela igreja católica com o surgimento das religiões protestantes.
A reação da Igreja Católica foi tardia: Em 1534, Loyola fundou a Companhia de Jesus, com a ideia de expandir a fé católica, já que muitos católicos estavam mudando de religião. e foram organizadas sob rígidos princípios morais e militares.
No período de 1545 a Concílio de Trento teve como finalidade de: reafirmar os dogmas católicos; Moralizar o clero; impedir a ingerência dos príncipes; definir os direitos e obrigações dos bispos.
A igreja católica criou o index (catálogo de livros proibidos), com o intuito de censurar todos os livros que pudessem comprometer a igreja católica. Para isso, a igreja queimou todas as copias que existiam desses livros, e as verdadeiras copias foram guardadas no vaticano.

Islamismo


O Islamismo é uma religião monoteísta, fundada por Maomé, profeta nascido em Meca, cidade da Arábia Saudita, em 570 d.C.
Para essa religião existe apenas um Deus, Alá. Quando Maomé fez 40 anos e estava meditando em uma caverna teve uma visão do Arcanjo Gabriel que disse que Maomé deveria expalhar pelo mundo os ensinamentos sagrado, e acreditava-se que se ele consigui-se fazer tudo isso, iria salvar o mundo do inferno.
Maomé conseguiu que milhares de pessoas começassem a creer na religião, com isso as pessoas iam parando de frenquentar o santuario da pedra negra , que era o que eles acreditavam anteriormente. Com isso Maomé e seus seguidores foram ameaçados e perseguidos e no 622 ele teve que fugir para a cidade Medica (Isto ficou conhecido como "Hegira"). Para o Islã é ai que se começa o seu calendario, após a fuga de Maomé para Medina.
Isla significa: Submissão as vontades de deus . E todos aqueles que eram seguidores da religião passaram a se chamar: Mulçumanos. O Islã é baseado no alcorão, que contem os ensinamentos sagrados que Arcanjo Gabriel citou para Maomé.
O comando principal que Maomé deus para seus seguidores, é que se expalhase a religião por todos os cantos do mundo. E foi isso que aconteceu, a religião se expandiu indo da Espanha até a a India.Os Mulçumanos acreditavam em vida após a morte, diziam que havia o paraíso, e que tinha cachoeiras de leite e mel.
Depois de Maomé viver 7 anos em Medina, conseguiu formar um exercito muito forte e poderoso formado por seus seguidores. No ano 630 o exercito de Maomé invadiu Meca, cidade na qual ele teria sido expulso. Ele derrotou os velhos sacerdotes e assumiu o controle da cidade.
Depois disso Meca foi considerada o centro para os seguidores do Islã. Com isso foram construidas mesquitas muito altas, e não importa em que lugar do mundo ela fica, mas o ponto mais alto da mesquita teria que ser em direção a Meca. Neste local era onde se fazia as orações, todas no sentido de Meca.
Os exercitos mulçumanos, sairam da Peninsula Arabíca e ia conquistando terras na Africa e na Peninsula Ibérica, de la eles estavam prestes a conquistar toda a Europa. Mas em 732 houve uma batalha contra o exercito dos Francos acabando com toda a sua expansão na Europa, isto ficou conhecido como " A batalha de Poítiers" que durou 6 dias seguidos, até que o exercito mulçumano perde a guerra.
No ano 632 o Profeta morre e os Califas(parente de sangue de Maomé) começa a comandar o Império Muçulmano, sobre seu comando estava os Emir, que eram governadores de grandes territórios. Mais tarde estes territórios seriam reinos independentes governados por Sutões do Oriente.
A casa desses Mulçumanos era sem graça, sem nenhuma decoração e com muito pouco conforto. Homens e mulheres viviam praticamente separados uns dos outros, as mulheres geralmente ficavam em um lugar da casa chamado Aren, e quanto mais mulheres tivessem neste local, maior era o poder do Sultão.
O imperio Islamico tambem teve seu momento de grande explendor, nos anos de 750 à 1258, e era governados pelos abassidas que eram descendentes diretos do profeta. Eles transferiram a capital do imperio de Meca para Bagda no Iraque. Com isso iria juntando varias culturas por passar por tantos lugares. Eles absorveram o conhecimento de criar: Ceramica, Ourivessaria, Decoração (arabesco), pintura, literatura entre outros como os numeros por exemplo.
Devemos muito ao Islamismo e a cultura Arabe, pois muitas de nossas coisas hoje são desta caracteristica incrivel.