segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Islamismo


O Islamismo é uma religião monoteísta, fundada por Maomé, profeta nascido em Meca, cidade da Arábia Saudita, em 570 d.C.
Para essa religião existe apenas um Deus, Alá. Quando Maomé fez 40 anos e estava meditando em uma caverna teve uma visão do Arcanjo Gabriel que disse que Maomé deveria expalhar pelo mundo os ensinamentos sagrado, e acreditava-se que se ele consigui-se fazer tudo isso, iria salvar o mundo do inferno.
Maomé conseguiu que milhares de pessoas começassem a creer na religião, com isso as pessoas iam parando de frenquentar o santuario da pedra negra , que era o que eles acreditavam anteriormente. Com isso Maomé e seus seguidores foram ameaçados e perseguidos e no 622 ele teve que fugir para a cidade Medica (Isto ficou conhecido como "Hegira"). Para o Islã é ai que se começa o seu calendario, após a fuga de Maomé para Medina.
Isla significa: Submissão as vontades de deus . E todos aqueles que eram seguidores da religião passaram a se chamar: Mulçumanos. O Islã é baseado no alcorão, que contem os ensinamentos sagrados que Arcanjo Gabriel citou para Maomé.
O comando principal que Maomé deus para seus seguidores, é que se expalhase a religião por todos os cantos do mundo. E foi isso que aconteceu, a religião se expandiu indo da Espanha até a a India.Os Mulçumanos acreditavam em vida após a morte, diziam que havia o paraíso, e que tinha cachoeiras de leite e mel.
Depois de Maomé viver 7 anos em Medina, conseguiu formar um exercito muito forte e poderoso formado por seus seguidores. No ano 630 o exercito de Maomé invadiu Meca, cidade na qual ele teria sido expulso. Ele derrotou os velhos sacerdotes e assumiu o controle da cidade.
Depois disso Meca foi considerada o centro para os seguidores do Islã. Com isso foram construidas mesquitas muito altas, e não importa em que lugar do mundo ela fica, mas o ponto mais alto da mesquita teria que ser em direção a Meca. Neste local era onde se fazia as orações, todas no sentido de Meca.
Os exercitos mulçumanos, sairam da Peninsula Arabíca e ia conquistando terras na Africa e na Peninsula Ibérica, de la eles estavam prestes a conquistar toda a Europa. Mas em 732 houve uma batalha contra o exercito dos Francos acabando com toda a sua expansão na Europa, isto ficou conhecido como " A batalha de Poítiers" que durou 6 dias seguidos, até que o exercito mulçumano perde a guerra.
No ano 632 o Profeta morre e os Califas(parente de sangue de Maomé) começa a comandar o Império Muçulmano, sobre seu comando estava os Emir, que eram governadores de grandes territórios. Mais tarde estes territórios seriam reinos independentes governados por Sutões do Oriente.
A casa desses Mulçumanos era sem graça, sem nenhuma decoração e com muito pouco conforto. Homens e mulheres viviam praticamente separados uns dos outros, as mulheres geralmente ficavam em um lugar da casa chamado Aren, e quanto mais mulheres tivessem neste local, maior era o poder do Sultão.
O imperio Islamico tambem teve seu momento de grande explendor, nos anos de 750 à 1258, e era governados pelos abassidas que eram descendentes diretos do profeta. Eles transferiram a capital do imperio de Meca para Bagda no Iraque. Com isso iria juntando varias culturas por passar por tantos lugares. Eles absorveram o conhecimento de criar: Ceramica, Ourivessaria, Decoração (arabesco), pintura, literatura entre outros como os numeros por exemplo.
Devemos muito ao Islamismo e a cultura Arabe, pois muitas de nossas coisas hoje são desta caracteristica incrivel.

Nenhum comentário: