A America é um continente localizado no hemisfério ocidental, dividindo-se no sentido norte-sul, onde a América do Norte e América do Sul estão ligadas entre si por um conjunto de ilhas que chamamos de América Central. Do lado leste existe o Oceano Atlântico e do lado oeste tem-se o Oceano Pacifico. Estudar a história da América é algo extremamente difícil, pelo fato de que os colonizadores destruíram tudo ou boa parte dos vestígios quando vieram para essa região. Além disso os astecas tinham como costume destruir vestígios dos povos que eles conquistavam. Para estudar isso trabalhamos com duas hipóteses:
- Hipótese asiática: Defendida pelo dinamarquês Ales Hrclicka, que considera os ameríndios descentes de populações da Ásia Oriental, que atravessaram o Estreito de Behring, quando uma violenta mudança climática aconteceu formando uma “ponte de gelo” facilitando a locomoção entre os dois continentes, porém é uma história que não justifica corretamente a heterogeneidade dos diversos povos pré-colombianos.
- Hipótese polinésia: Defendida por Paul Rivet, diz que, os primeiros habitantes da américa, quando chegaram aqui não tinham noção de basicamente nada nem da agricultura, fazendo assim uma base de coleta, caça e pesca. Como não tinham uma noção de Estado (surge com cidades mais complexas) eles viviam em pequenas comunidades onde era distribuído as tarefas conforme seu sexo e sua idade. Por volta de 7 mil a.C uma nova era de transformação climática ocorreu, a temperatura da terra subiu e várias espécies de animais que esses povos caçavam desapareceram assim como a “ponte de gelo” do Estreito Behring. Com isso muitos povos começaram a buscar sua sobrevivência em outras atividades, onde surge a agricultura consequentemente surgindo o sedentarização, o que é um grande passo para a urbanização como a dos mais, incas e astecas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário