quinta-feira, 27 de março de 2014

Capitalismo e Socialismo (Geografia)

Capitalismo e Socialismo
Antes do capitalismo, o sistema predominante era o Feudalismo, cuja riqueza vinha da exploração de terras e também do trabalho dos servos. O progresso e as importantes mudanças na sociedade (novas técnicas agrícolas, urbanização, etc.) fizeram com que este sistema se rompesse. Estas mesmas mudanças que contribuíram para a decadência do Feudalismo, cooperaram para o surgimento do capitalismo.
O capitalismo é um sistema socioeconômico onde os meios de produção tem seu predomínio as propriedades privadas, ou seja, tem um dono
Sua economia gira em torno da relação de oferta e procura: Se existe uma grande oferta em um determinado produto, e pouca procura o seu preço tende a cair, quando o contrário ocorre, ou seja, falta de oferta e excesso de procura o preço sobe.
A Sociedade é dividida em classes: Burguesia e Proletário:
ü  Burguesia: São os que os possuem os meios de produção.
ü  Proletário: São aqueles que vendem o seu trabalho, ou seja, trabalha em troca de dinheiro
O objetivo do capitalismo é visar o lucro.
O Socialismo é um sistema político-econômico ou uma linha de pensamento criado no século XIX para confrontar o liberalismo e o capitalismo. A ideia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado naquele momento, como baixos salários, enorme jornada de trabalho entre outras. Assim, o socialismo propõe a extinção da propriedade privada dos meios de produção, utilizada pelo capitalismo e a tomada do poder por parte do proletariado e controle do Estado e divisão igualitária da renda. 
Sendo assim você tem os meios de produção como propriedade pública e uma economia centralizada estatal, ou igualitária. No socialismo você tem o fim das classes sociais, pois os meios de produção são comandados pelo Estado, e remuneração é feita de acordo com a necessidade de cada um, porem considerando sua qualidade.

O objetivo é atender diretamente ou indiretamente as necessidades da sociedade. 

Desenvolvimento e Subdesenvolvimento 

Desenvolvidos
Subdesenvolvidos
Elevado nível de industrias
Dependência tecnológica e financeira
Controle cientifico e tecnológico
Economia basicamente agrícola
Baixa taxa de analfabetismo
Predomínio do setor primário
Elevada renda per capita
Muita mão de obra e baixos salários
Elevado consumo de energia
Forte ação de empresas transnacionais multinacionais
Rede de transporte e comunicação precários
Predomino do setor secundário e terciário
Baixa produção e consumo de energia
Baixa taxa de natalidade
Grande desigualdade social
Baixa taxa de mortalidade
Elevada taxa de analfabetismo
Elevada esperança de vida
Baixa renda per capita
Predomínio de produtos industrializados nas exportações
Elevada taxa de natalidade

Elevada taxa de mortalidade

População jovem

Baixo padrão de vida

Dívida externa

Predominio de população rurals























Teoria dos mundos
Primeiro Mundo
Era composto por países de economia capitalista e elevado grau de desenvolvimento econômico, como os Estados Unidos, Japão, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Holanda, Canadá, por exemplo. Recentemente Cingapura, devido à dinamização de sua economia e melhoria das condições sociais, ascendeu à categoria de país desenvolvido.
Segundo Mundo
Seus componentes eram países de economia planificada (socialista). Os países desse grupo estão abandonando os princípios socialistas para adotar princípios capitalistas.
Terceiro Mundo
Deste grupo fazem parte países capitalistas subdesenvolvidos, atrasados social e economicamente em função de suas relações comerciais desfavoráveis com países do Primeiro Mundo. Normalmente exportam seus produtos (em geral matérias-primas) a baixo custo e importam produtos industrializados e tecnologia a um custo elevado, agravando um quadro de pronunciada desigualdade social. São membros do Terceiro Mundo, entre outros, Brasil, Argentina, México, Índia, Egito e Arábia Saudita. 
Apresentam grandes desigualdades sociais.

Divisão Internacional do Trabalho (DIT)
Corresponde ao sistema econômico Capitalismo, onde nações industrializadas (países do centro) beneficiam-se das matérias-primas e da grande mão de obra oferecida pelos países de terceiro mundo (Países da periferia)
Essa divisão de funções era usada no século XIX, durante o neocolonialismo, ou seja, a fase industrial do capitalismo, e ganhou um grande avanço, após a crise de 1929

Nova DIT: Com a nova ordem mundial e a grande globalização ocorrendo nesse período (a partir da década de 1990) ocorreram algumas mudanças e assim criando a nova DIT;
ü  Países socialistas ou do segundo mundo estão cada vez mais se integrando ao comercio mundial, fazendo-se assim um crescimento na exportação e importação desses países.
ü  Os países periféricos aumentaram muito as exportações de bens industrializados e também do comercio interno 



Nova Ordem Mundial
A Nova Ordem Mundial é um conceito político e econômico que se refere ao contexto histórico do mundo pós-Guerra Fria .Estabeleceu-se no fim da década de 80, com a queda do muro de Berlim (1989), no quadro das transformações ocorridas no Leste Europeu com o fim do bloco soviético (URSS) .
O termo Nova Ordem Mundial é aplicado de forma abrangente. Em um contexto atual, pode se referir também à importância das novas tecnologias em um mundo progressivamente globalizado e às novas formas de controle tecnológico sobre as pessoas.
A Nova Ordem Mundial busca garantir o desenvolvimento do capitalismo e estrutura-se a partir de uma hierarquização de países, de acordo com seu nível de desenvolvimento e de especialização econômica.
Antiga ordem (1945-1991)
ü  Bipolar: EUA e URSS
ü  Capitalismo X Socialismo
ü  Guerra fria, corrida armamentista
ü  Formação de alianças militares: Otan, Otase, Anzus, Pacto de Varsovia.
Nova Ordem (a partir de 1991)
ü  Multipolar: EUA, Japão e União Europeia
ü  Influência econômica
ü  Globalização
ü  Disputa comercial/tecnológica
ü  Formação de Blocos econômicos: União Europeia, Nafta, Apec e Mercosul

Nenhum comentário: